Aeroporto internacional de Bangcoc tem tráfego normal

O tráfego aéreo está completamente restabelecido no aeroporto internacional de Bangcoc, que permaneceu bloqueado por mais de uma semana por manifestações antigovernamentais, anunciou a empresa Aeroportos da Tailândia (AOT).

AFP |

Quase 550 vôos estão programados para esta sexta-feira em Suvarnabhumi, o aeroporto internacional da capital tailandesa.

Uma breve cerimônia marcou a reabertura oficial do terminal de passageiros depois de oito dias de caos para os 350.000 viajantes retidos na Tailândia pelo bloqueio, muitos deles turistas estrangeiros.


Turistas são recepcionados por crianças tailandesas durante cerimônia / AP

Os passageiros, visivelmente aliviados, assistiram um espetáculo de dança tradicional e de marionetes tailandesas. O tráfego aéreo voltou a ser retomado progressivamente desde quarta-feira.

A volta à normalidade no aeroporto internacional, com capacidade para 700 vôos diários, coincide com o aniversário de 81 anos do rei Bhumibol Adulyadej, pai da nação, muito respeitado no país.

Protestos

Em nome do monarca, os manifestantes da Aliança do Povo pela Democracia (PAD) iniciaram em maio um movimento contra um governo considerado corrupto.

Os opositores monárquicos suspenderam na terça-feira os protestos, depois que o Tribunal Constitucional dissolveu o partido governista e cassou o mandato do primeiro-ministro Somchai Wongsawat, que perdeu os direitos políticos por cinco anos, por fraude eleitoral.

O rei Bhumibol Adulyadej, que geralmente discursa à nação na véspera do aniversário, cancelou a intervenção por motivos de saúde.

O cancelamento gerou especulações sobre a gravidade do estado do monarca, que alguns analistas interpretam como um silêncio deliberado, enquanto outros afirmam que ele pareceu muito cansado durante uma aparição pública na terça-feira.

Leia mais sobre Tailândia

    Leia tudo sobre: tailândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG