Aeromoça sobrevivente diz que o avião da Spanair não tinha força para decolar

MADRI - O avião da Spanair que sofreu acidente e pegou fogo na quarta-feira da semana passada no aeroporto de Madri, deixando 154 mortos, não tinha força quando começou a sair do chão, declarou nesta terça-feira ao jornal espanhol El país a única tripulante sobrevivente, a aeromoça Antonia Martínez.

AFP |

"Notei que o avião não tinha força quando começou a se levantar", declarou a aeromoça à Guarda Civil, escreveu o jornal, acrescentando que os comentários dos demais sobreviventes da catástrofe também vão neste sentido. O jornal citou fontes próximas à investigação.

Tanto o "El País" como o liberal "El Mundo" afirmaram que um dos dois motores do avião foi encontrado em posição "reversa", o que corresponde à posição de marcha-ré do reator.


Avião da Spanair ficou totalmente destruído / EFE

"Em uma foto dos restos do avião pode-se observar um motor com o sistema de reversa acionado. Em teoria, este mecanismo não devia estar funcionando porque o MD-82 estava em plena manobra de decolagem, e a reversa freia o avião", escreveu o "El País".

O "reverso" são duas placas de aço que quando são acionadas na parte posterior da turbina enviam ar para frente, freando a aeronave, explicou o "El Mundo".

Isto fica claro nas imagens divulgadas pelos dois jornais. No entanto, esta posição "não pode explicar por si só a catástrofe, já que os aviões são construídos para aterrissar com um só reator", comentou o "El País".

O jornal indicou que esta posição de "reverso" pode dar testemunho da tentativa do piloto de frear a aeronave num momento crítico da decolagem.

"As duas caixas pretas do avião estão sendo analisadas pela Aviação Civil", resumiu o "El País".

O MD-82 da Spanair com 172 pessoas a bordo acidentou-se semana passada enquanto decolava do aeroporto de Madri-Barajas, causando a morte de 154 pessoas e deixando 18 feridos.

Leia mais sobre: Espanha  - acidente de avião

    Leia tudo sobre: acidente na espanhaspanair

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG