ama seu país - Mundo - iG" /

Advogado diz que ativista Hu Jia é um homem que ama seu país

Pequim, 23 out (EFE).- Li Jinsong, advogado de defensa do dissidente Hu Jia, destacou hoje o desejo de que a população chinesa se convença de que o ativista, que hoje recebeu o Prêmio Sakharov, é um homem bom e simpático que ama seu país, em entrevista à Agência Efe.

EFE |

Quando Hu Jia estava indicado para o último Prêmio Nobel da Paz, Li tinha expressado seu desejo de que os prêmios que viessem a ser concedidos ao ativista servissem para que Hu seja o último preso por subversão, crime utilizado na China para deter dissidentes políticos.

"Os estrangeiros reconhecem a atividade de Hu Jia, porque ele sempre expressa sua fraternidade com as pessoas que ocupam os degraus mais baixos da sociedade", disse Li hoje à Agência Efe.

No entanto, o advogado mostra preocupação com que a publicidade propícia a Hu Jia na imprensa estrangeira leve as autoridades chinesas a atrasar ou dificultar os trâmites já iniciados para que o ativista recebesse tratamento de sua doença hepática fora da prisão.

"O Governo não gostará de que se pense que aceita o tratamento fora por trás da pressão internacional", disse.

O advogado acredita que o Governo chinês ficará irritado por causa da concessão do prêmio, "mas Hu Jia deveria encontrar o apoio das pessoas na China".

"Acho que o prêmio é bom também para avançar na democracia, na paz e na estabilidade na China", disse. EFE abc/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG