publicado as fotos da festa que o primeiro-ministro fez em sua casa e que tinham sido confiscadas pela Promotoria de Roma." / El País por fotos polêmicas - Mundo - iG" / publicado as fotos da festa que o primeiro-ministro fez em sua casa e que tinham sido confiscadas pela Promotoria de Roma." /

Advogado de Berlusconi vai processar El País por fotos polêmicas

ROMA - Niccolò Ghedini, advogado do chefe do governo da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou nesta sexta-feira que entrará com uma ação legal contra o jornal espanhol El País por ter http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/05/jornal+espanhol+publica+fotos+de+berlusconi+e+amigas+em+mansao+6545983.html target=_toppublicado as fotos da festa que o primeiro-ministro fez em sua casa e que tinham sido confiscadas pela Promotoria de Roma.

Redação com agências internacionais |

"Estamos procedendo a entrar na Espanha com uma denúncia contra o 'El País'", anunciou Ghedini. "São fotografias que provêm de um crime, pois foram confiscadas na Itália e porque se consideram que são fruto de um comportamento antijurídico e, portanto, são ilegais; por isso, é evidente que não podem ser adquiridas em nenhum lugar do mundo", afirmou.


Espanhol lê edição do "El País" com fotos de Berlusconi / AFP

O advogado acrescentou que quem compra as fotografias em qualquer parte do mundo comete um delito, algo que os jornalistas do "El País" deveriam saber.

Ghedini advertiu que serão realizadas ações em um tribunal civil contra todos aqueles que voltem a publicar na Itália as fotografias que apareceram no "El País" .

Berlusconi rejeitou haver qualquer "escândalo" nas fotos publicadas pelo jornal espanhol, mas disse que se trata de imagens feitas em sua residência da Sardenha e que isso representa "uma violação da intimidade e uma agressão escandalosa".

Fotos polêmicas

O "El País" traz hoje uma série de fotografias das jovens que estavam na casa do premiê italiano em Villa Certosa, a mansão que o primeiro-ministro da Itália possui em Porto Rotondo, na ilha de Sardenha. Outras imagens captam momentos em que outras mulheres tomam sol de topless junto à piscina.

O repórter fotográfico Antonello Zappadu registrou nos últimos dois anos centenas de imagens na Villa Certosa, mas elas foram confiscadas pela Justiça italiana no final de maio .

Nas imagens publicadas pelo diário espanhol, registradas em agosto do ano passado, é possível ver claramente Berlusconi nos arredores de sua residência junto com algumas jovens.

Outras imagens mostram jovens fazendo topless junto à piscina, e é possível ver em uma delas um homem despido.

O único rosto exibido nas imagens é o de Berlusconi, e os de suas convidadas e convidados foram alterados por Zapaddu para preservar a privacidade dos hóspedes da Villa Certosa.

Acredita-se que nas fotos confiscadas apareceria também Noemi Letizia, a jovem cuja festa de 18 anos contou com a presença de Berlusconi. O episódio repercutiu na Itália e levou sua esposa, Veronica Lario, a pedir o divórcio.


Noemi Letizia teria sido o pivô da separação de Berlusconi / AFP

Fotos confiscadas

O premiê italiano denunciou Zapaddu à Justiça por invasão de privacidade e tentativa de fraude, depois de o fotógrafo tentar vendê-las à revista "Panorama", ligada a uma das empresas editoriais de Berlusconi.

Em uma carta enviada ao órgão responsável por questões que afetam a privacidade dos italianos, o premiê pediu que fosse impedida a publicação do material, que segundo ele reflete "momentos de intimidade".

No final de maio, a Procuradoria de Roma confiscou o arquivo fotográfico de Zappadu, e por isso algumas das fotos, como as publicadas pelo "El País", não são conhecidas da opinião pública.

Assista ao vídeo:

* Com EFE e AFP

Leia também:

Leia mais sobre Silvio Berlusconi

    Leia tudo sobre: berlusconi

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG