Adolescente vietnamita terá um tumor de 7 kg removido de seu rosto

Médicos americanos vão remover do rosto de uma jovem vietnamita de 15 anos um enorme tumor de sete quilos, um dos maiores já vistos pela medicina nessa parte do corpo, numa delicada cirurgia prevista para o próximo dia 29.

AFP |

O impressionante tumor, que começou a crescer quando Lai Thi Dao tinha três anos, cobre grande parte de seu rosto, dificulta sua visão e ameaça fechar a garganta e as vias respiratórias superiores, informaram os médicos da Universidade de Miami.

A moça chegou aos Estados Unidos com sua mãe em busca de uma solução para o delicado problema, que já deformou severamente o rosto e colocou em perigo sua vida.

"Os tumores Schwannoma - que surgem na envoltura dos nervos - não são muito freqüentes; no entanto, o tamanho do tumor de Lai é extremamente raro e possivelmente um dos maiores que já se viu", explicou Jésus Gomez, cirurgião oral e maxilofacial do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami.

"Sem a cirurgia, Lai teria uma vida que lamentavelmente terminaria em breve porque o rápido crescimento do tumor vai impedir que ela respire", acrescentou.

Estes tumores são benignos e, uma vez removidos, dificilmente, regressam.

Por causa de seu problema, a adolescente nunca foi à escola, pois tarefas diárias como comer, beber e dormir se tornaram muito complexas por causa do peso extra que tem no rosto.

Para bancar a cirurgia, de 107.000 dólares, a Fundação Internacional das Crianças (IKF, sigla em inglês) lançou uma campanha de doações nos Estados Unidos em prol da jovem vietnamita.

Por não ser cidadã americana, Lai não tem direito à atendimento médico no setor público, mas um acordo entre a IFK e o Hospital Jackson Memorial permite aplicar um custo mais em conta para a delicada cirurgia.

jco/cd/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG