Adiado para março julgamento de jornalista que jogou sapatos em Bush

O julgamento do jornalista iraquiano que jogou os sapatos na direção do então presidente americano George W. Bush foi adiado para 12 de março, pouco depois do início do processo nesta quinta-feira em Bagdá, anunciou o presidente da Corte.

AFP |

"Decidimos entrar em contato com o gabinete do primeiro-ministro para conhecer a natureza da visita do ex-presidente americano, para saber se era uma visita oficial ou não. Por isto adiamos a audiência para 12 de março", declarou o juiz Abdel Amir Hasan al-Rubaie.

O jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi pretendia alegar nesta quinta-feira que exerceu o direito à liberdade de expressão.

AP

Jprnalista atirou sapatos em Bush

O repórter de 30 anos, do canal Al-Baghdadiya, compareceu à Corte Criminal Central do Iraque, competente para os casos de terrorismo e situada na ultraprotegida Zona Verde de Bagdá.

Al-Zaidi, que pode ser condenado a até 15 anos de prisão por "agressão a um chefe de Estado estrangeiro", é agora um herói no mundo árabe.

"Exigimos a anulação do processo e a libertação", declarou na quarta-feira à AFP Dhiaa al-Saadi, que dirige a equipe de defesa do jornalista, composta por 25 advogados.

"Quis apenas protestar contra a ocupação ao jogar os sapatos em Bush", defendeu.

Em 14 de dezembro de 2008, em plena entrevista coletiva do então homem mais poderoso do mundo e do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, Al-Zaidi levantou bruscamente e gritou "Este é o beijo de despedida, cachorro!" e lançou os sapatos em Bush, que conseguiu se esquivar.

Segundo o artigo 223 do Código Penal iraquiano, este gesto pode custar ao repórter de cinco a 15 anos de prisão, caso o juiz considere que foi "uma agressão caracterizada".

Se o tribunal considerar que foi apenas uma "tentativa de agressão", ele fica sob a possibilidade de ser condenado a entre um e cinco anos de prisão.

Leia mais sobre: Bush

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG