Adiado lançamento do Discovery após vazamento de hidrogênio

O lançamento do ônibus espacial Discovery foi adiado depois que engenheiros da Nasa descobriram um vazamento de hidrogênio no tanque externo da nave, poucas horas antes da decolagem, prevista para esta quarta-feira, informou a agência espacial americana.

AFP |

"O adiamento foi decidido às 14H37 (18H37 GMT)", revelou Allard Beutel, porta-voz do Centro Espacial Kennedy.

Segundo responsáveis da agência espacial, o Discovery poderá ser lançado no próximo domingo ou na terça-feira.

"Não saberemos a origem do vazamento de hidrogênio até a tarde de sexta-feira", disse Mike Leinbach, diretor de lançamento.

Se os engenheiros conseguirem localizar e reparar o vazamento rapidamente, o lançamento poderá ocorrer já no domingo; e o mais tardar na terça-feira, dia 17 de março, para não interferir na chegada da nave russa Soyouz à Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 26 de março.

Sendo lançado na terça-feira, o Discovery terá sua missão reduzida de 14 para 9 dias, com apenas uma saída de seus tripulantes ao espaço, destacou Mike Moses, um responsável da missão.

O escapamento do hidrogênio, altamente inflamável, foi descoberto quando se enchia o tanque externo da Discovery, precisou John Yembrick, outro porta-voz da Nasa.

O lançamento seria o primeiro de um ônibus espacial em 2009, para missão de 14 dias com o objetivo de transportar e instalar o quarto e último par de painéis solares da ISS, a Estação Espacial Internacional.

Este quarto par de painéis fornecerá a energia elétrica necessária para os experimentos científicos nos laboratórios europeu e japonês instalados em 2008, além de responder, também, às necessidades de uma tripulação permanente que passará de três pessoas a seis a partir de maio.

A energia disponível da ISS passará, então, a 120 kilowatts, contra os 90 atuais.

js/jkb/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG