Adiada sem explicações reunião EUA-Coreia do Norte

O negociador americano para a questão nuclear norte-coreana, Christopher Hill, deveria ter se reunido pelo segundo dia consecutivo nesta sexta-feira com o colega norte-coreano, Kim Kye-Gwan, em Cingapura, mas o encontro foi adiado sem explicações.

AFP |

Acordo Ortográfico

Hill, que chegou a Cingapura na véspera procedente de Tóquio, e Kim já haviam se reunido na quinta-feira para preparar um encontro na próxima semana em Pequim entre os seis países que participam nas negociações para o fim do programa nuclear da Coreia do Norte.

"Não sei", se limitou a responder Hill aos jornalistas ao ser questionado sobre o motivo do adiamento.

Segundo o porta-voz da embaixada dos Estados Unidos, o negociador americano compareceu no horário marcado para o encontro.

No entanto, testemunhas afirmaram que na residência do embaixador norte-coreano, onde Kim está hospedado, nenhum automóvel saiu do edifício.

"Não tenho ideia", respondeu secamente à AFP um funcionário da embaixada norte-coreana ao ser perguntado sobre o motivo do atraso, antes de pedir para que não fossem feitas mais ligações.

A reunião da próxima semana em Pequim tem como objetivo desbloquear o processo do fim do programa nuclear da Coreia do Norte.

Leia mais sobre:  programa nuclear

    Leia tudo sobre: coréia do norteprograma nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG