Acordo sobre Governo no Zimbábue será assinado hoje na presença de Mbeki

Johanesburgo, 21 jul (EFE).- O Governo e a oposição do Zimbábue assinarão hoje, em Harare, um acordo para iniciar conversas com vistas a formar um gabinete de união nacional, na presença do mediador no conflito, o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, informou o Executivo sul-africano.

EFE |

Mbeki viajará hoje a Harare para assistir à cerimônia da assinatura do documento, que acontecerá ainda hoje em um hotel de Harare, segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores sul-africano enviado hoje à Agência Efe.

O líder sul-africano assistirá como mediador em nome da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, em inglês), acrescenta o escrito, o que indica que Mbeki vai para "facilitar a assinatura do memorando de entendimento entre os partidos políticos zimbabuanos".

Em Harare, fontes do Governo e da oposição confirmaram que hoje será assinado o acordo que deve permitir a formação de Governo e dar uma saída para a crise política do país.

O acordo para assinar o memorando, disse ontem o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos e representante do organismo para o Zimbábue, Haile Menkerios, foi alcançado pelo presidente zimbabuano, Robert Mugabe, e pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai.

O acordo para começar as conversas deveria ter sido assinado na quarta-feira passada em Harare, mas Tsvangirai se negou a isso antes de novas consultas entre a União Africana (UA), a ONU, a SADC e o presidente Mbeki. EFE cho/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG