profundamente lamentáveis -Hillary - Mundo - iG" /

Ações da Coreia do Norte são profundamente lamentáveis -Hillary

CATARATAS DO NIÁGARA, Canadá (Reuters) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse neste sábado que as ações provocativas da Coreia do Norte foram profundamente lamentáveis e que Washington irá vigorosamente adotar as novas sanções da ONU contra Pyongyang. As contínuas ações provocativas da Coreia do Norte são profundamente lamentáveis. Eles têm sido agora denunciados por todos e ficaram ainda mais isolados, disse Hillary.

Reuters |

Pyongyang disse neste sábado que iniciaria um programa de enriquecimento de urânio e prometeu transformar em arma todo o seu plutônio em resposta às novas sanções da Organização das Nações Unidas definidas na sexta-feira.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução na sexta-feira que proíbe todas as exportações de armas pela Coreia do Norte e a maioria de importações de armas ao Estado. A resolução autorizou os membros da ONU a inspecionarem o mar da Coreia do norte, carregamentos aéreos e terrestres do país, ordenando que eles confisquem e destruam mercadorias embarcadas que violem as sanções.

"A resolução representa uma reposta unificada às ações provocativas que têm sido tomadas pelos norte-coreanos nos últimos meses", acrescentou Hillary.

"Isto foi um tremendo comunicado em nome da comunidade mundial de que a busca da Coreia do Norte por armas nucleares e pela capacidade de deferir tais armas através de mísseis não serão aceitas pelos vizinhos, assim como pela comunidade internacional", disse Hillary.

(Reportagem de Sue Pleming e Will Dunham)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG