Acidos graxos ômega-3 podem reduzir mortalidade em pacientes cardíacos

Londres, 31 ago (EFE).- Uma cápsula diária de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 pode reduzir a mortalidade e as internações devido a doenças vasculares em pacientes com problemas cardíacos, enquanto as estatinas - usadas para combater o colesterol - quase não surtem efeito.

EFE |

Esta foi a conclusão de dois estudos do Grupo Italiano para o Estudo da Sobrevivência na Insuficiência Cardíaca (Gissi, em italiano), dirigidos pelos professores Luigi Tavazzi e Gianni Tognoni, informa a revista médica "The Lancet".

Os pesquisadores dividiram os pacientes em dois grupos: os do primeiro (3.494 pessoas) receberam uma cápsula diária de ômega-3, enquanto os 3.841 doentes do segundo grupo tomaram placebo.

A maior parte dos pacientes do grupo que recebeu o placebo (2.053, equivalente a 59%) morreu ou teve de ser hospitalizada devido a problemas cardiovasculares. Já no outro grupo, o número foi de 1.981 pessoas (57%), o que equivale a uma redução efetiva de 5%.

Os pesquisadores analisaram os resultados de outro estudo realizado em 357 centros cardiológicos da Itália sobre os efeitos da rosuvastatina em pacientes cardíacos, cuja evolução foi acompanhada durante quatro anos.

Um total de 2.285 pacientes recebeu estatina de dez miligramas diriamente, enquanto outros 2.280 receberam placebo.

No primeiro grupo, 657 pacientes (29% do total) morreram devido a diversas causas no primeiro grupo, frente aos 644 (28%), no segundo.

A proporção de pacientes que morreram ou tiveram de ser hospitalizados devido a algum problema cardiovascular também foi similar em ambos os grupos: 57% no primeiro caso e 56%, no segundo.

O doutor Gregg Fonarow, do Centro de Cardiomiopatia Ahmanson-UCLA, em Los Angeles, comentou os resultados na "Lancet".

"No caso dos suplementos de ácidos graxos ômega-3 foram observados benefícios. No caso das estatinas, infelizmente não", disse. EFE jr/fh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG