Acidente deixa dezenas de trabalhadores presos em mina na China

Explosão mata quatro mineiros e equipes conseguem resgatar sete sobreviventes; 50 homens ainda estão presos

iG São Paulo |

Dezenas de trabalhadores estão presos em um mina de carvão na província chinesa de Henan, após um acidente nesta sexta-feira. Quatro mineiros morreram, sete foram resgatados com ferimentos e 50 ainda estão presos, segundo a agência oficial Xinhua.

De acordo com autoridades chinesas, os mineiros ficaram presos após um fenômeno conhecido como “explosão de rochas”, que ocorre quando um deslizamento de terra causa a liberação de energia acumulada na mina.

AP
Equipes de resgate carregam mineiro ferido após acidente em mina na cidade de Sanmenxia, na China

O acidente ocorreu pouco depois de um leve terremoto de 2,9 graus de magnitude atingir a cidade de Sanmexia, onde está localizada a mina.Segundo a Xingua, 14 trabalhadores conseguiram escapar. No total 75 homens estavam na jazida no momento da explosão.

Imagens da rede estatal CCTV mostraram equipes de resgate carregando os sete sobreviventes, que foram retirados da mina com a ajuda de um elevador. Todos estavam feridos, um deles gravemente.

De acordo com o jornal People’s Daily, cerca de 200 trabalhadores cavam um túnel de cerca de 500 metros de profundidade para tentar chegar aos mineiros presos. Não há informações sobre qualquer tipo de comunicação com eles.

"Se a explosão não tiver sido muito forte, o túnel pode ter ficado mais estreito, mas nós ainda poderemos garantir a ventilação”, afirmou um líder do Partido Comunista na cidade de Yima, Tian. “Mas se o impacto foi muito grande e causou o colapso das paredes da mina, então a ventilação foi cortada imediatamente e as pessoas ficaram sufocadas.”

A China é o país que mais registra acidentes fatais em minas. No último domingo, uma explosão de gás em uma mina de carvão na província de Hunan deixou 29 mortos.

Com AP

    Leia tudo sobre: chinaminamineirosexplosão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG