Acidente de avião militar na Indonésia deixa 97 mortos

Noventa e sete pessoas morreram nesta quarta-feira na queda de um avião militar indonésio de transporte de tropas na ilha de Java, informou a Força Aérea da Indonésia.

AFP |

"O último balanço do acidente é de 97 mortos e 15 feridos", afirmou Bambang Sulistio, porta-voz da Força Aérea.

A aeronave, um Hércules C-130 da Força Aérea com 112 pessoas a bordo - 11 tripulantes e 98 soldados com seus familiares, incluindo 10 crianças -, caiu em uma plantação de arroz e pegou fogo às 6H30 locais (20H30 de Brasília, terça-feira), perto da cidade de Magetan, 160 km ao leste de Yogyakarta.

O avião voava com destino à província de Papua.

Os destroços da aeronave ficaram espalhados em uma grande área. Os socorristas tiveram muito trabalho para retirar os corpos dos escombros.

Testemunhas afirmaram que o avião bateu em algumas casas, foi ao chão e já em chamas caiu sobre um arrozal.

O C-130 estava na fase de pouso em uma base militar de Iswahyudi, onde faria uma escala.

As causas da tragédia são desconhecidas, mas como o tempo era bom e os motores estavam em bom estado, fontes militares não descartam a hipótese de falha humana.

O presidente indonésio Susilo Bambang Yudhoyono convocou o comandante militar, Djoko Santoso, e o ministro da Defesa, Juwono Sudarsono, para uma reunião.

Sudarsono anunciou a abertura de uma investigação, mas aproveitou para reclamar que o orçamento militar não é suficiente para a manutenção dos aviões.

Ele acrescentou que vai inutilizar todos os Hércules do país se o acidente foi provocado por problema técnico ou mecânico.

Os Hércules C-130, construídos pela americana Lockheed, são aviões muito utilizados em todo o mundo para o transporte de tropas e material.

Este é o segundo acidente de um Hércules da Força Aérea indonésia. Em 10 de maio, uma aeronave teve problemas para pousar em Wamena, na Papua, mas o incidente deixou apenas um ferido.

No dia 6 de abril, 24 militares faleceram quando seu avião de treinamento, um Fokker 27, caiu em uma base aérea da ilha de Java.

A Indonésia é um país muito dependiente do transporte aéreo, que une as mais de 6.000 ilhas habitadas que formam o país.

Em julho de 2007 a União Europeia (UE) colocou na lista negra as 51 companhias aérea da Indonésia, que não podem pousar seus aviões nos 27 países membros do bloco.

bur-jri/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG