Acidente com lancha deixa nove mortos em rio da Rússia

Embarcação que levava 16 pessoas a bordo - quatro a mais que o permitido - colidiu com barcaça na capital russa

iG São Paulo |

Reuters
Equipes de resgate procuram por sobreviventes de acidente com lancha no rio Moscou

Uma lancha colidiu com uma barcaça no rio Moscou, que cruza a capital da Rússia, neste domingo. Nove das 16 pessoas a bordo morreram. As outras sete foram resgatadas ou conseguiram se salvar nadando enquanto a lancha afundava.

O porta-voz da agência que investiga o acidente, Vladimir Markin, culpou o dono da lancha, Gennady Zinger, e o capitão, que está entre as vítimas. Segundo o porta-voz, Zinger já violou regulamentações três vezes no passado, incluindo exceder a capacidade máxima da lancha, que é de 12 pessoas.

Os investigadores questionaram sobreviventes e quatro tripulantes da barcaça que ajudaram no resgate. Um dos passageiros que sobreviveu é cidadão da Turquia.

O acidente aconteceu na região das Colinas de Vorobiov (antigas colinas de Lenin), onde o rio passa junto ao estádio Lenin, a maior instalação esportiva do país. Mais de 100 socorristas participaram da operação, incluindo equipes de mergulhadores.

Este é o segundo acidente fluvial grave que acontece na Rússia em menos de um mês. Em 10 de julho, o naufrágio do barco Bulgaria deixou mais de cem mortos. Por causa deste acidente, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, exigiu uma revisão das regras de segurança do sistema de transporte.

"Devemos realizar um exame em todos os meios de transporte de passageiros", afirmou Medvedev. "Segundo nossas informações, o estado desse barco não era satisfatório. Isso (o naufrágio) não teria acontecido se as regras de segurança tivessem sido respeitadas."

De acordo com o Ministério dos Transportes, a Rússia tem 1.568 barcos de passageiros registrados e mais de cem são tão ou mais antigos que o Bulgaria, construído em 1955 na República Checa.

Reuters
Mulher chora após acidente com lancha em Moscou, na Rússia

Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: rússiaacidentelanchacolisãomoscou

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG