Acidente com avião militar mata ao menos 98 na Indonésia

MAGETAN - Um avião indonésio de transporte militar com 110 pessoas a bordo caiu e se incendiou nesta quarta-feira, no leste de Java, matando pelo menos 98 pessoas, algumas delas no solo, segundo autoridades.

Reuters |

Anteriormente, a informação era de que o acidente havia deixado 97 mortos , mas uma nova vítima em terra foi encontrada durante o resgate.

O avião Hercules C-130 caiu sobre várias casas, espalhando destroços e chamas, que moradores tentavam desesperadamente apagar com baldes de água, conforme mostraram imagens de TV.

O porta-voz da Força Aérea, Bambang Soelistyo disse que 98 pessoas morreram e 15 ficaram feridas, algumas delas no solo.

"Algumas vítimas ainda estão no local da queda," disse Soelistyo. Ele disse que o avião, com 11 tripulantes e 99 passageiros, havia caído a cerca de 6,5 quilômetros da base aérea de Iswahyudi, na localidade de Magetan, quando se preparava para pousar.


Militares tentam fazer o resgate após acidente / AP

O porta-voz militar Sagom Tamboen disse em entrevista coletiva que o aparelho estava em boas condições e que o tempo estava claro. O avião fazia um voo regular entre Jacarta e a base de Iswahyudi, levando militares e suas famílias. Em seguida, seguiria para Sulawesi e Papua.

Uma autoridade local, que pediu para não ser identificada, disse que havia ainda três corpos para serem retirados dos destroços.

Outra autoridade, identificada como Suwardi, afirmou que "cerca de 15 metros da cauda estão intactos, mas a fuselagem frontal está quebrada e queimada".

"Antes ouvimos explosões, mas agora não mais, agora o avião está em chamas", acrescentou o funcionário, segundo quem o acidente aconteceu por volta de 6h30 (20h30 em Brasília) numa área de difícil acesso, junto a um arrozal.


Vìtimas são retiradas de local do acidente / AP

Acidentes

O ex-comandante da Força Aérea Chappy Hakim disse à Reuters que o avião foi fabricado nos EUA na década de 1980. A Indonésia tem um histórico de muitos acidentes aéreos.

Diversos acidentes foram registrados com aeronaves da Força Aérea, incluindo o de um Fokker 27, que caiu sobre um hangar de aeroporto no mês passado, matando todas as 24 pessoas a bordo.

No último dia 10 de maio, outro Hercules da Força Aérea sofreu um acidente na pista de pouso de um aeroporto na província de Papua. Uma pessoa ficou ferida.

Como resposta, a Força Aérea do país afirmou que checaria toda a sua frota de aviões Hercules.

Assista ao vídeo:

Leia mais sobre: queda de avião

    Leia tudo sobre: queda de avião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG