Acidente causa vazamento de plutônio em laboratório na Áustria

Viena, 3 ago (EFE).- Um acidente causou um pequeno vazamento de plutônio dentro de um laboratório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na Áustria, sem que fossem registradas vítimas, informaram as autoridades locais.

EFE |

"Uma mostra armazenada no lugar explodiu, o que levou a uma liberação de plutônio dentro do laboratório", informou o Ministério do Meio Ambiente austríaco em comunicado.

A AIEA tem um laboratório em Seibersdorf, ao sul de Viena, onde armazena e analisa diferentes materiais atômicos procedentes de seu trabalho como vigilante nuclear da ONU.

O incidente aconteceu na noite de ontem e foi imediatamente descoberto e isolado pelos sistemas de segurança do complexo, que estava sem funcionários no momento.

Segundo as autoridades, não houve perigo nem para o meio ambiente nem para as pessoas porque a radioatividade foi controlada dentro dos perímetros de segurança.

Segundo o Ministério, a AIEA iniciará uma investigação para determinar as razões do vazamento.

O organismo da ONU criticou anteriormente como antiquadas as instalações do centro, e em novembro passado solicitou aos países-membros 27 milhões de euros (US$ 42 milhões) para modernizar o laboratório nuclear.

Apesar de a Áustria ser um dos países que se opõe mais veemente à energia nuclear - após um plebiscito realizado em 1978 foram proibidas as centrais atômicas - acolhe a única agência da ONU especializada nesse campo. EFE ll/bm/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG