Acidente aéreo no Irã mata ao menos 17 pessoas

TEERÃ - Ao menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira quando um avião de passageiros iraniano derrapou na pista na hora do pouso e pegou fogo na pista do aeroporto de Mashhad, cidade do nordeste do Irã.

Redação com agências internacionais |

Imagens da TV estatal iraniana mostraram a frente do avião destruída, deixando apenas destroços na área da cabine do piloto. O restante da aeronave parecia intacta.

Reuters

Avião iraniano com frente destruída após acidente aéreo

O avião acidentado nesta sexta-feira é um modelo russo Ilyushin da empresa aérea Aria Airlines. Segundo a TV estatal do Irã, 153 pessoas estavam a bordo do vôo, que saiu de Teerã, capital do país, com destido a Mashhad, a 600 quilômetros de Teerã.

Um policial local, Ghahrman Rashid, afirmou que outras 19 pessoas sofreram ferimentos e que todos os sobreviventes já foram retirados dos destroços.

Acidente recente no Irã

No dia 15 de julho deste ano, um avião Tupolev, também russo, caiu no Irã quando estava a caminho da Armênia depois de pegar fogo em pleno vôo, 16 minutos depois de decolar, matando as 168 pessoas que estavam a bordo .

No pior acidente aéreo dos últimos seis anos no Irã, a aeronave de fabricação russa da empresa Caspian Airlines deixou apenas destroços metálicos incinerados e fragmentos dos corpos de 153 passageiros e 15 tripulantes, espalhados numa área extensa em volta de uma cratera funda e fumegante no chão.

O avião Tu-154, que voava de Teerã para a capital da Armênia, Yerevan, caiu perto da cidade de Qazvin, no noroeste do Irã, pouco antes do meio-dia (hora local, 4h30 em Brasília).

Segurança precária

Sanções impostas pelos Estados Unidos impedem a venda de aviões Boeing ao Irã e impedem a República Islâmica de comprar outros aviões ou peças do Ocidente, já que a maioria deles depende de motores e peças de fabricação norte-americana.

Especialistas em segurança aérea dizem que o histórico do Irã nesse quesito é fraco, com uma série de acidentes nas últimas décadas, muitos envolvendo aviões de fabricação russa.

Leia mais sobre acidente aéreo no Irã

    Leia tudo sobre: acidente aéreoirã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG