Ação judicial nos EUA contra papa é ilegítima, diz Vaticano

O Vaticano qualificou de ilegítima nesta sexta-feira uma ação judicial aberta nos Estados Unidos contra o papa Bento 16 e seus assessores mais próximos por um caso de abuso sexual em uma escola de meninos surdos no Estado norte-americano do Wisconsin.

Reuters |

"A ação contra a Santa Sé e seus funcionários não tem absolutamente nenhum mérito. A maioria das queixas reformula velhas teorias já rejeitadas por cortes dos EUA," disse o advogado do Vaticano, Jeffrey Lena, em um comunicado.

"Embora vítimas de abusos tenham entrado com ações judiciais legítimas, esta não é uma delas," afirmou.

Ele se referia a uma ação chamada "John Doe 16 versus Santa Sé," iniciada na quinta-feira em um tribunal federal da cidade de Milwaukee, no Wisconsin, por um autor não identificado que alega ter sofrido abusos do padre Lawrence Murphy.

Murphy lecionou em uma escola católica romana do Wisconsin para surdos de 1950 a 1974 e foi acusado de ter molestado cerca de 200 meninos surdos.

A ação alega que o papa, que antes chefiava o órgão do Vaticano encarregado de supervisionar o cumprimento dos dogmas da fé, e outras autoridades do Vaticano não tomaram medidas disciplinares contra Murphy nos anos 1990, quando dirigentes da Igreja nos EUA descobriram os abusos, informaram o Vaticano e pediram que ele fosse destituído de suas funções.

A ação é o último grande problema do Vaticano num momento em que denúncias de abusos estão aumentando em vários países.

O Vaticano anunciou que o papa aceitou a renúncia do bispo Roger Vangheluwe, de Bruges, na Bélgica, que admitiu em um comunicado ter abusado sexualmente de um jovem.

Na ação judicial nos EUA são citados como réus o papa, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone e um antecessor, Cardinal Angelo Sodano.

O Vaticano diz que essa ação é parte de uma ampla campanha de ataques contra a Igreja.

Leia mais sobre Vaticano

    Leia tudo sobre: vaticano

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG