é um fracasso , dizem ONGs - Mundo - iG" /

Ação do Quarteto no Oriente Médio é um fracasso , dizem ONGs

Agências de ajuda humanitária acusaram o Quarteto - grupo composto por Rússia, Estados Unidos, Nações Unidas e Europa - de fracassar em sua missão para o Oriente Médio e pediu que os esforços sejam aumentados. Em um relatório, as entidades dizem que o Quarteto, formado há 6 anos, falhou em várias frentes.

BBC Brasil |

O grupo de agências, composto por 21 entidades, disse que as negociações para um acordo de paz irão por água abaixo a menos que o Quarteto faça "progresso rápido e imediato para atingir seus objetivos".

Segundo o estudo, houve retrocessos em vários temas considerados prioritários pelo Quarteto para melhorar a vida dos palestinos, como remoção de postos de controle israelenses, contenção do aumento de assentamentos judaicos e a necessidade da tomada de medidas que acabem com o isolamento da Faixa de Gaza.

Em entrevista à BBC, David Mathew, diretor da ONG, Save the Children, uma das agências envolvidas na elaboração do relatório, disse que "a situação em Gaza é terrível, com milhares de crianças sofrendo mal nutrição, por conta do bloqueio imposto por Israel."
O documento foi divulgado às vésperas do encontro do Quarteto, na sexta-feira, em Nova York.

O governo Bush vem tentando selar um plano de paz entre israelenses e palestinos até o fim do ano, mas é improvável que um acordo seja fechado antes do término do mandato do presidente americano.

A Casa Branca insiste que há progressos, mas palestinos expressam não ter identificado melhorias em suas condições de vida.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG