Abrem colégios eleitorais para 2º turno presidencial na Croácia

Zagreb, 10 jan (EFE).- Os colégios eleitorais da Croácia abriram suas portas às 7h deste domingo (4h de Brasília) para o segundo turno das eleições presidenciais.

EFE |

Hoje, 4,5 milhões de cidadãos vão eleger o homem que provavelmente estará à frente no processo de adesão do país na União Europeia (UE), previsto para 2012.

Este será o quinto pleito à Presidência desde a independência da antiga Iugoslávia, em 1991. As 6.866 seções na Croácia e no exterior estarão abertas até às 19h locais (16h de Brasília).

Os eleitores deverão escolher entre o social-democrata Ivo Josipovic, que venceu o primeiro turno com 32%, e o populista independente Milan Bandic, que teve 14%.

Josipovic, do opositor Partido Social-Democrata (SDP), professor de Direito e deputado, aparece nas pesquisas com uma vantagem de entre 10 e 17 pontos em relação ao rival.

Prefeito de Zagreb, Bandic foi membro do SDP até novembro, mas acabou expulso pela legenda ao se apresentar como independente nos comícios. Ele atraiu principalmente eleitores conservadores durante a campanha.

A luta contra a corrupção e o crime organizado, o desejo de fazer parte da UE e as iniciativas para tirar a Croácia da crise econômica são os assuntos que dominaram a campanha eleitoral.

Estão aptos a votar no terceiro presidente do país desde a independência 4.088.798 eleitores, além de outros 406.208 que vivem no exterior - em sua maioria na vizinha Bósnia-Herzegovina.

O presidente croata tem mandato de cinco anos e funções mais de caráter protocolar, embora seja um cargo de grande prestígio.

O primeiro presidente croata foi Franjo Tudjman, chefe da conservadora União Democrática Croata (HDZ), partido governante atualmente, Ele morreu em 1999, durante seu segundo mandato.

Seu sucessor foi Stjepan Mesic, candidato independente apoiado pela centro-esquerda e cujo segundo mandato terminará em 14 de fevereiro. EFE.

vb/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG