Abkhazes tomam centro administrativo do vale de Kodori, diz jornal

Moscou, 12 ago (EFE).- Forças separatistas abkhazes tomaram hoje a localidade de Azhara, centro administrativo do vale de Kodori, única região da Abkházia controlada pela Geórgia, informou a agência de notícias Interfax.

EFE |

"A bandeira da Abkházia foi hasteada em Azhara", afirma a agência russa.

O presidente da autoproclamada república da Abkházia, Serguei Bagapsh, declarou que, além de Azhara, tropas tomaram a aldeia de Chjalta.

"Já controlamos a maior parte do vale de Kodori", disse o líder da região separatista georgiana, fronteiriça com a Rússia.

Bagapsh declarou que as tropas abkhazes "avançam rumo à fronteira com a Geórgia".

Fontes do Ministério da Defesa da Abkházia citadas pela "Interfax" expressaram certeza de que já hoje as tropas do território assumirão o controle de todo o território do vale de Kodori.

A ofensiva abkhaze para expulsar soldados georgianos do vale começou hoje com a utilização de aviação e artilharia pesadas.

A Rússia anunciou nesta segunda-feira a criação de uma força de choque composta por nove mil soldados com o propósito declarado de prevenir um ataque georgiano contra a Abkházia.

Os separatistas abkhazes ressaltaram hoje que a parte russa não participa das ações militares no vale de Kodori. EFE bsi/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG