Abdulah Gül chega ao Iraque em 1ª visita de presidente turco em 33 anos

Cairo, 23 mar (EFE).- O presidente turco, Abdulah Gül, chegou hoje a Bagdá na primeira visita de um presidente desse país em 33 anos, informou o canal de televisão iraquiano Al Iraqiya.

EFE |

Está previsto que Gül se reúna com responsáveis iraquianos para tratar vários assuntos de interesse comum, como o tema curdo, especialmente as atividades do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK).

Este grupo armado ilegalizado na Turquia mantém bases no norte do Iraque.

O secretário do Conselho da Presidência iraquiana, Nasir al-Ani, afirmou, em comunicado, que, durante a estadia de dois dias no Iraque, Gül se reunirá com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, com quem tratará as medidas necessárias para impulsionar a cooperação entre os dois países.

O partido União Patriótica do Curdistão (UPK), liderado pelo próprio Talabani, informou em seu site que o presidente do Governo da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, chegará hoje a Bagdá para se reunir com Gül.

Em uma recente visita a Istambul, Talabani descartou a criação de um Estado independente curdo em território iraquiano, porque, segundo ele, seria um fracasso.

O pressente iraquiano disse que é inclusive impossível conceber um grande Estado curdo, que representaria uma divisão entre Iraque e Turquia.

Além disso, disse que, em abril, haverá uma chamada ao ilegal PKK para que abandone as armas. EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG