Abbas visita Rússia para discutir processo de paz no Oriente Médio

Moscou - O líder palestino, Mahmoud Abbas, iniciou hoje na Rússia uma visita oficial centrada no processo de paz no Oriente Médio e na situação nos territórios palestinos, além da possível realização em junho, em Moscou, de uma conferência de paz sobre a região.

EFE |

Às vésperas da visita, Abbas assegurou que a conferência de Moscou serviria de impulso para o processo de paz e seria uma continuação da realizada em novembro do ano passado na base militar americana de Annapolis.

Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) se comprometeram em Annapolis a retomar as negociações com o objetivo de alcançar um acordo de paz antes do final de 2008.

O líder palestino se reunirá hoje com o chefe do Tribunal de Contas da Rússia, Serguei Stepashin, e o patriarca de Moscou, Alexei II, com quem já se encontrou em mais de uma ocasião, informou a agência oficial "Itar-Tass".

Anteriormente, o patriarca tinha declarado que "a Igreja Ortodoxa Russa defende uma vida pacífica na Terra Santa, de pessoas de diferentes credos".

"O Patriarcado de Moscou mantém há anos boas relações com as autoridades palestinas. A Igreja Ortodoxa Russa, historicamente presente no Oriente Médio, na Terra Santa, está disposta a continuar prestando socorro à Autoridade Nacional Palestina, também através do diálogo inter-religioso", disse.

Além disso, Abbas será investido hoje doutor 'honoris causa' pelo Instituto Estatal de Moscou de Relações Internacionais.

Durante sua visita, o líder palestino também se reunirá com o ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov, com quem abordará a concessão de ajuda humanitária para aliviar a situação da população nos territórios ocupados.

O líder da ANP quer que a Rússia participe ativamente da conferência de doadores que acontecerá em Belém (Cisjordânia), em meados de maio.

Abbas, que visitou a Rússia em julho do ano passado, chegou ontem a Moscou procedente da Jordânia, e viajará em seguida aos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente George W. Bush.

    Leia tudo sobre: abbas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG