Madri, 8 jan (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, viajará amanhã ao Egito para se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e realizar novas consultas sobre a iniciativa patrocinada por esse país e pela França.

Abbas falou de sua viagem ao Egito durante uma entrevista coletiva que ofereceu hoje, em Madri, com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

O dirigente palestino afirmou que viajará "convidado por Mubarak para tratar a iniciativa" egípcio-francesa a fim de alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde o Exército israelense realiza uma campanha contra o Hamas desde 27 de dezembro, que causou centenas de mortes entre a população palestina.

Abbas disse não saber da possibilidade de que pudesse se encontrar no Egito com dirigentes de outros países e afirmou que a única confirmação que tem é a reunião "com Mubarak e seus colaboradores".

O presidente da ANP, que expressou de forma reiterada seu apoio ao plano egípcio-francês, assim como o presidente do Governo espanhol, pediu à ONU que "trabalhe para o fim da agressão contra nosso povo" e alcance uma resolução com esse objetivo.

"A iniciativa egípcio-francesa nos parece um elemento positivo", que complementa outras medidas, e "por isso a apoiamos e esperamos que tenha êxito", afirmou Abbas. EFE mlg/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.