Abbas vai à Rússia para apoiar realização de uma conferência

Moscou, 20 dez (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chega hoje à Rússia para impulsionar a pronta realização de uma conferência internacional sobre o Oriente Médio em Moscou e se despedir, antes de deixar o cargo.

EFE |

Abbas se reunirá na segunda-feira no Kremlin pela primeira vez com o presidente russo, Dmitri Medvedev, com o qual abordará a recente decisão do movimento Hamas de romper a trégua com Israel na Faixa de Gaza, segundo informaram fontes oficiais.

O dirigente palestino, que também se reunirá com o ministro de Exteriores russo, Serguei Lavrov, inicia sua viagem hoje com uma visita à república russa da Chechênia, onde rezará na recém-construída mesquita de Grozni.

"Espera-se que, no sábado, Mahmoud Abbas realize uma breve visita à Chechênia, onde se reunirá com o presidente checheno, Ramzan Kadyrov, fará uma viagem pela república e conhecerá Grozni", disse um porta-voz oficial à agência "Interfax".

A fonte acrescentou que Abbas deve rezar na mesquita de Grozni, inaugurada em 17 de outubro e considerada a mais alta da Europa, pois a altura de seus minaretes é de 62 metros.

Abbas, que chegará a Moscou no domingo, também deve se reunir com o metropolita Kiril, que comanda a Igreja Ortodoxa Russa após a morte do patriarca Alexei II.

No plano bilateral, Abbas abordará com os dirigentes russos a provisão estipulada há dois anos de 50 blindados para as forças de segurança palestinas, cuja entrega está sendo obstruída por Israel.

EFE io-si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG