Abbas se reunirá na sexta-feira com Mitchell

Ramala, 17 set (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá amanhã em Ramala com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, anunciaram hoje fontes da Presidência palestina.

EFE |

A reunião será a segunda que realizam ambos esta semana, após haver mantido um encontro de várias horas na terça-feira nesta cidade cisjordaniana, cujo conteúdo não foi divulgado à imprensa.

Mitchell também se reunirá amanhã de manhã em Jerusalém com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com o qual se reuniu em duas ocasiões desde a terça-feira, em uma tentativa de convencer ao Executivo hebraico que suspenda a construção nos assentamentos judaicos no território ocupado palestino.

O enviado da Casa Branca parece decidido a sentar com israelenses e palestinos na mesa de negociações, suspensas desde começos de ano.

A principal diferença que separa aos EUA e Israel, segundo o jornal "Ha'aretz", é em torno ao alcance da interrupção da construção de assentamentos.

Assim, e segundo o periódico de Tel Aviv, os norte-americanos exigem ao Estado judeu que se comprometa a uma cessação da construção nas colônias judias por um período de um ano, enquanto Netanyahu só estaria disposto a comprometer-se a um máximo de seis meses.

Até o momento se desconhece se as gestões do enviado americano alcançaram acercar às partes para que aceitem de bom grau participar em reunião tripartida entre Netanyahu, Abbas, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante o início do período de sessões da Assembleia Geral da ONU em Nova York a próxima semana. EFE nm-db/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG