Abbas se reunirá com Olmert no que pode ser último encontro dos líderes

Jerusalém, 20 out (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou que se reunirá com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, em Jerusalém na próxima segunda-feira, no que provavelmente será o último encontro entre os dois, desde o início, há quase um ano, do processo de paz em Annapolis.

EFE |

Abbas fez este anúncio em reunião com editorialistas em Ramala, afirma hoje o jornal em árabe "Al Quds", editado em Jerusalém, o que foi confirmado pelo serviço em árabe da rádio pública israelense.

No entanto, um porta-voz de Olmert, David Baker, disse à Agência Efe que "ainda não há data" para a reunião.

Abbas elogiou as declarações feitas por Olmert em entrevista publicada em 29 de setembro pelo jornal israelense "Yedioth Ahronoth", após sua renúncia, na qual defendia que seu país ceda as Colinas do Golã à Síria, e Cisjordânia e parte de Jerusalém Oriental aos palestinos, em troca da paz.

Embora tenha qualificado essas palavras de "positivas", Abbas disse que não entende "o que quer dizer com (entregar) a maioria da Cisjordânia e a maioria de Jerusalém Oriental".

"No passado, fiz diversas perguntas ao senhor Olmert e não recebi resposta. Espero que ele me dê em nosso próximo encontro", acrescentou Abbas.

Olmert - em meio a vários escândalos de corrupação - apresentou sua renúncia há um mês ao presidente israelense, Shimon Peres.

Se a ministra de Assuntos Exteriores israelense e presidente do partido governante Kadima, Tzipi Livni, conseguir formar um Executivo nas próximas duas semanas, será designada pelo Parlamento nova primeira-ministra de Israel, em substituição a Olmert. EFE sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG