Abbas se reunirá com Obama em Washington em 28 de maio

Ramala, 22 abr (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 28 de maio, em Washington, no que será um primeiro contato entre os dois para impulsionar o processo de paz do Oriente Médio.

EFE |

Um assessor de Abbas disse à Agência Efe que a visita a Washington já está confirmada e que só falta fechar a agenda de trabalho.

"Basicamente, (consiste) em confirmar ao presidente Obama o desejo palestino de aplicar a solução de dois Estados", disse o negociador-chefe da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat.

Esta solução, contida nas resoluções da ONU desde 1947, e referendada no final de 2007 pelos participantes da conferência de paz de Annapolis, foi enfreada nos últimos meses pelo novo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Netanyahu foi eleito primeiro-ministro com os votos dos deputados de seu partido, o conservador Likud, e das formações de extrema-direita que fazem parte de sua coalizão, que se negam taxativamente a falar em devolver aos palestinos as terras que Israel ocupou em 1967.

O assessor disse que Abbas insistirá na necessidade de "preservar a solução de dois Estados" como fórmula para resolver o conflito do Oriente Médio e exigirá à nova Administração americana que não tolere que Israel - como fez o antecessor de Obama, George W. Bush - continue a construção nas colônias judaicas.

Obama receberá também nas próximas semanas Netanyahu, informa hoje o jornal "Ha'aretz".

O diário acrescenta que, segundo um funcionário americano, a Casa Branca deseja ver tanto dos palestinos quanto dos israelenses uma série de gestos que ajudem a construir a confiança entre as duas partes. EFE fn-elb-amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG