Abbas se reúne com representantes de facções palestinas em Damasco

Damasco, 7 jul (EFE) - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reuniu hoje em Damasco com representantes de várias facções palestinas exilados na capital síria, informou hoje o jornal digital Champress.

EFE |

Abbas se reuniu com o secretário-geral da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP), Nayef Hawatmeh, e com o secretário-geral da Jihad Islâmica, Ramadan Abdullah Mohammad Shallah.

Fontes palestinas na capital síria assinalaram que a reunião com Shallah faz parte dos esforços de Abbas para impulsionar o processo de reconciliação entre as facções palestinas a fim de restaurar a "união nacional".

As fontes apontaram para que não está previsto que o presidente da ANP se reúna com o líder do escritório político do Hamas, Khaled Meshaal.

Em entrevista aos jornalistas, Shallah disse que, durante o encontro com Abbas, não transmitiu "uma mensagem concreta do Hamas, só sua disposição a sair da atual divisão entre os palestinos".

A ruptura entre o grupo islâmico palestino Hamas e o movimento nacionalista Fatah, liderado por Abbas, aconteceu em junho do ano passado, quando o primeiro expulsou da Faixa de Gaza os seguidores dessa última milícia.

Além disso, Shallah disse que "o diálogo é uma responsabilidade nacional, mas que também precisa do apoio dos países árabes".

Segundo fontes palestinas em Damasco, o presidente da ANP deve se reunir mais tarde com o secretário-geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina-Comando Geral, Ahmed Jibril.

Desta forma, Abbas encerrará uma visita de dois dias à Síria, onde também se encontrou com o presidente do país, Bashar al-Assad.

Damasco é a sede dos movimentos palestinos mais hostis às negociações com Israel, que estão em conflito com o Fatah. EFE gb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG