Abbas realiza a primeira visita a Bagdá de um presidente palestino desde 2003

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, chegou neste domingo a Bagdá, na primeira visita de um dirigente palestino ao Iraque desde à queda do regime de Saddam Hussein em 2003, anunciou a televisão pública iraquiana.

AFP |

Abbas foi recebido pelo presidente iraquiano, Jalal Talabani.

O canal público iraquiano Al Iraqiya mostrou os dois líderes juntos em frente a uma banda militar que tocava o hino nacional iraquiano.

O presidente palestino, que se reunirá com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, devia inicialmente viajar para o Iraque em 26 de março, mas a visita foi adiada sem nenhuma explicação do lado palestino.

O antecessor de Abbas, o falecido e histórico líder palestino Yasser Arafat, foi um dos poucos dirigentes árabes que apoiou Saddam Hussein durante a invasão iraquiana do Kuwait em 1990.

O governo de Saddam ajudava financeiramente às famílias dos mártires palestinos e as dos autores de atentados suicidas contra Israel.

Após a queda de Saddam Hussein, as autoridades palestinas denunciaram os "crimes bárbaros" cometidos contra refugiados palestinos no Iraque.

Antes da invasão americana viviam no Iraque cerca de 34.000 palestinos.

kat/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG