Abbas propõe negociação com Israel, caso obras sejam paralisadas

Por Dave Graham BERLIM (Reuters) - O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse na segunda-feira que as conversações de paz com Israel poderiam ser retomadas caso o governo israelense estivesse preparado para paralisar as obras de colonização por um determinado período.

Reuters |

Abbas tem insistido que a expansão dos assentamentos seja interrompida na Cisjordânia antes que as negociações, paralisadas desde 2008, possam ser retomadas.

Em novembro, ele rejeitou uma proposta de congelamento de 10 meses nas construções feita por Israel, considerando-a insuficiente.

"Se Israel estiver preparado para parar as obras de colonização por determinado período...as conversas poderiam ser reiniciadas", afirmou Abbas, falando por meio de um intérprete, numa entrevista coletiva conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim.

Ele não falou sobre qual seria a duração desse período, embora numa entrevista publicada na edição de segunda-feira do jornal britânico The Guardian, Abbas tenha oferecido iniciar conversações diretas com Israel em troca de um congelamento completo de três meses na colonização.

Abbas afirmou que Israel precisaria aceitar as fronteiras de junho de 1967 como base para qualquer negociação de território.

"Essas não são pré-condições, elas são exigências do mapa do caminho. Se eles não estão preparados para fazer isso, significa que não querem uma solução política", afirmou ele ao jornal.

Abbas disse que as "conversas de aproximação" delineadas pelo enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, poderiam proporcionar um caminho para o início de uma nova rodada de paz. Isso permitiria discussões entre os dois lados via mediadores.

Merkel afirmou que ela e Abbas tiveram discussões intensas e ambos estavam convencidos de que poderiam ser iniciadas as conversações de paz com a finalidade da criação de um Estado palestino.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG