Abbas pede para Irã não intervir nos assuntos internos palestinos

Ramala, 4 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu hoje ao Irã que não intervenha nos assuntos internos palestinos.

EFE |

"O Irã não deve intervir nos assuntos internos palestinos", disse Abbas em entrevista coletiva conjunta com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que visitou hoje a cidade de Ramala, na Cisjordânia, sede da ANP.

O Irã realiza uma conferência para obter apoio para a Faixa de Gaza, território controlado pelo movimento islâmico Hamas, adversário político do nacionalista Fatah, liderado por Abbas.

O encontro é considerado a contrapartida da conferência de doadores realizada na segunda-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, na qual foram arrecadados US$ 4 bilhões em ajudas à população de Gaza, que serão transferidos à ANP.

Abbas aproveitou para alfinetar o regime de Teerã: "Está aprofundado nossas divisões, não ajudando", em referência ao fato de o apoio do país ao Hamas enfraquecer a legitimidade do presidente da ANP.

Já Hillary, em sua primeira visita aos territórios palestinos como chefe da diplomacia americana, ratificou o respaldo dos Estados Unidos a Abbas e ao primeiro-ministro Salam Fayyad, cujo Governo, disse, é "o único legítimo dos palestinos". EFE fn/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG