Ramala, 4 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu hoje ao Irã que não intervenha nos assuntos internos palestinos.

"O Irã não deve intervir nos assuntos internos palestinos", disse Abbas em entrevista coletiva conjunta com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que visitou hoje a cidade de Ramala, na Cisjordânia, sede da ANP.

O Irã realiza uma conferência para obter apoio para a Faixa de Gaza, território controlado pelo movimento islâmico Hamas, adversário político do nacionalista Fatah, liderado por Abbas.

O encontro é considerado a contrapartida da conferência de doadores realizada na segunda-feira em Sharm el-Sheikh, no Egito, na qual foram arrecadados US$ 4 bilhões em ajudas à população de Gaza, que serão transferidos à ANP.

Abbas aproveitou para alfinetar o regime de Teerã: "Está aprofundado nossas divisões, não ajudando", em referência ao fato de o apoio do país ao Hamas enfraquecer a legitimidade do presidente da ANP.

Já Hillary, em sua primeira visita aos territórios palestinos como chefe da diplomacia americana, ratificou o respaldo dos Estados Unidos a Abbas e ao primeiro-ministro Salam Fayyad, cujo Governo, disse, é "o único legítimo dos palestinos". EFE fn/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.