periodo determinado - Mundo - iG" /

Abbas pede congelamento da colonização israelense por periodo determinado

O presidente da Autoridade Palestina Mahmud Abbas se declarou disposto nesta terça-feira a retomar as negociações de paz, se Israel congelar a construção de novos assentamentos por um período determinado.

AFP |

No entanto, reiterou a exigência de que este congelamento seja completo, principalmente em bairros de colonização judaica em Jerusalém oriental.

"Nós não aceitaremos um reinício das negociações sem uma interrupção total das atividades de colonização, incluindo Jerusalém, por um período determinado", declarou Abbas em Ramalah.

É a primeira vez que o chefe da Autoridade Palestina acrescenta uma duração determinada à exigência de congelamento da colonização.

Sob pressão dos Estados Unidos, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou em novembro uma paralisação parcial e temporária da construção de assentamentos na Cisjordânia, mas os palestinos exigem que a colonização seja completamente interrompida, incluindo e principalmente em Jerusalém oriental.

Por outro lado, os Estados Unidos pressionam a Autoridade Palestina para que aceite a retomada do diálogo sem condições prévias.

Abbas, no entanto, exige que Israel respeite as exigências do Mapa do Caminho, plano internacional de paz lançado em 2003 e jamais foi aplicado, que prevê "o fim de todas as atividades de colonização".

na-jk/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG