Abbas felicita Obama e pede manutenção de apoio a processo de paz

Jerusalém, 5 nov (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, parabenizou hoje Barack Obama por sua vitória no pleito americano e disse que espera que ele mantenha seu apoio ao processo de paz entre israelenses e palestinos.

EFE |

A declaração foi feita à Agência Efe por telefone de Budapeste pelo negociador palestino Saeb Erekat, que se encontra na Hungria acompanhando o presidente da ANP em visita oficial.

"Felicitamos o futuro presidente Obama e esperamos que continue envolvido no processo de paz entre israelenses e palestinos", expressou Erekat, também assessor do presidente Abbas.

O negociador acrescentou que "realmente esse é o momento de a Administração americana transferir a visão de dois Estados (um israelense e outro palestino) para um canal político realista".

Erekat enfatizou que a estabilidade e a paz no Oriente Médio não serão possíveis sem uma solução para o conflito palestino-israelense, e ressaltou que "é de interesse dos EUA tratar de resolvê-lo com esperanças de paz, estabilidade e segurança na região".

"A chave principal é o fim da ocupação" israelense, completou.

O porta-voz do movimento islamita Hamas, que governa efetivamente a Faixa de Gaza, Sami Abu Zuhri, disse que o grupo "não rejeita a possibilidade de dialogar com Obama".

No entanto, "o presidente eleito deve aprender com os erros de seu antecessor George W. Bush", acrescentou mensagem do Hamas enviada aos meios de comunicação em Gaza. EFE db-Sa'ar/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG