solução pacífica - Mundo - iG" /

Abbas espera que Israel e Síria alcancem uma solução pacífica

Ramala, 21 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje esperar que Israel e Síria alcancem uma solução pacífica, depois de ambos os países anunciarem o reatamento das conversas de paz.

EFE |

"Nos chegam notícias sobre Síria e Israel; esperamos que as duas partes alcancem uma solução pacífica", disse Abbas em discurso realizado em Belém, ao início de uma conferência destinada a conseguir investimentos estrangeiros nos territórios palestinos.

O líder palestino qualificou de "animadoras" as notícias sobre o reatamento das negociações indiretas com a mediação da Turquia, e acrescentou que há sinais encorajadores procedentes do Egito a respeito da negociação para um cessar-fogo entre o Estado judeu e as facções palestinas em Gaza.

"Há sinais encorajadores procedentes do Cairo sobre as negociações para uma trégua; espero que as negociações entre israelenses e sírios sejam bem-sucedidas, e felicito a reconciliação no Líbano", manifestou Abbas.

O presidente da ANP fazia referência ao acordo assinado hoje pelos grupos rivais libaneses, em Doha (Catar), para a eleição de um presidente e a formação de um Governo de união nacional no país, que permitirá pôr fim à crise política que o levou à beira de uma guerra civil.

O presidente da ANP também fez um apelo ao movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza há quase um ano, para que devolva o controle desse território e aceite a convocação de eleições antecipadas.

Abbas também teve se manifestou acerca de Jerusalém, um dos símbolos mais importantes da luta nacional palestina.

"Jerusalém Oriental nos pertence, e cedo ou tarde a recuperaremos", reforçou. EFE fn/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG