Jerusalém, 6 jul (EFE).- O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirão em 13 de julho na cúpula euro-mediterrânea que será realizada em Paris, informou hoje uma fonte oficial palestina.

Saeb Erekat, assessor presidencial e chefe da equipe de negociação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), anunciou que os dois dirigentes terão um encontro à parte durante a conferência da União Mediterrânea, segundo a agência de notícias palestina "Ma'an".

Após o encontro de chefes de Governo, convocado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, com o objetivo de aprovar seu projeto de União Mediterrânea, as equipes de negociação palestina e israelense viajarão a Washington para se reunir com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Rice é a principal impulsora das negociações políticas entre israelenses e palestinos, relançadas em novembro do ano passado na cúpula de Annapolis (EUA), na qual Abbas e Olmert se comprometeram a chegar a um acordo de paz até o fim deste ano.

No entanto, o encontro mais esperado de Olmert em Paris seria com o presidente sírio, Bashar al-Assad, por ser o primeiro entre dirigentes de dois países que se enfrentaram em três guerras.

Israel e Síria iniciaram conversas de paz indiretas em maio, por isso se esperava que ensaiassem sua aproximação em Paris.

No entanto, o ministro de Assuntos Exteriores sírio, Walid al-Mouallem, descartou no sábado passado que Assad vá se reunir com Olmert durante a cúpula. EFE aca/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.