Abbas e Barak se reúnem em Atenas durante congresso socialista

Lagonisi (Grécia), 1 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, mantiveram hoje uma reunião à margem do 23º Congresso da Internacional Socialista (IS), realizado no balneário de Lagonisi, em Atenas.

EFE |

Segundo emissoras gregas de televisão, antes do encontro, os dois políticos se reuniram com o presidente da IS, George Papandreou, líder da oposição socialista grega (Pasok), e com a ministra de Assuntos Exteriores grega, a conservadora Dora Bakoyani.

Fontes diplomáticas próximas a Papandreou destacaram em declarações à imprensa ateniense a importância da reunião direta entre Abbas e Barak, duas figuras fortes e influentes entre os moderados para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio.

As fontes acrescentaram que, em sua reunião com a chefe da diplomacia grega, Barak pediu que Atenas comprasse material bélico de Israel, e Abbas agradeceu o apoio da Grécia ao financiamento internacional para o exercício da justiça e da ordem.

Em sua conferência no congresso da IS, Abbas se manifestou hoje a favor das iniciativas de paz para o Oriente Médio tratadas em Annapolis (EUA) e pela Liga Árabe, e pediu a Israel que pare a construção de colônias e o embargo econômico aos territórios palestinos.

Barak responsabilizou o movimento islâmico Hamas pela "situação explosiva" na região, e lembrou que "essa conduta produz desconfiança entre a opinião pública em Israel". EFE afb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG