Abbas diz que um acordo com Israel tem que ser global

Roma, 5 set (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje na cidade italiana de Cernobbio (norte) que um acordo com Israel deve ser global e que tem que incluir todos os pontos que atualmente os separam, já que se um falhar não se poderá alcançar tal acordo.

EFE |

Abbas fez estas declarações, segundo fontes citadas pela imprensa local, durante seu discurso na 34ª edição do Fórum Ambrosetti, que começou hoje em Cernobbio, no lago de Como, e que se prolongará até o dia 7.

Participaram do fórum, realizado a portas fechadas, entre outros, o presidente de Israel, Shimon Peres, e o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa.

Em seu discurso, segundo fontes do Fórum, Abbas disse que o futuro de Jerusalém, dos refugiados, da repartição de águas, das fronteiras, da segurança e dos assentamentos palestinos são os seis pontos sobre os quais se deve chegar a um acordo.

Abbas disse também que o Hamas não é um obstáculo para o processo de paz, assinalando que o presidente da ANP é ele e a ele corresponde negociar com Israel.

Shimon Peres, por sua vez, afirmou acreditar que acontecerá "um desenvolvimento feliz" das negociações com os palestinos.

O secretário da Liga Árabe, Moussa, não compartilhou durante seu discurso as palavras do presidente de Israel, assinalando que um obstáculo são as novas construções para colonos judeus em território palestino ocupado, que contabilizou em 11.000 desde a cúpula de Annapolis (EUA) de 2007.

Peres e Abbas posaram para fotos saudando-se com um abraço e apertando as mãos.

O Fórum Ambrosetti tem nesta edição como lema "O cenário de hoje e de amanhã para as estratégias competitivas" e no mesmo participam de hoje e até o dia 7 políticos e economistas italianos e estrangeiros, entre eles, além de Peres, Abbas e Moussa, o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e o vice-presidente dos EUA, Dick Cheney. EFE jl/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG