Abbas diz que Jerusalém é chave para paz no O.Médio

Argel, 27 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, declarou hoje na abertura da 22ª cúpula da Liga Árabe, na Líbia, que Jerusalém constitui a chave da paz no Oriente Médio.

EFE |

Segundo Abbas, sem Jerusalém o Estado palestino não teria nenhum sentido.

"Estamos determinados a defender cada pedra de Jerusalém. Não haverá nenhum acordo de paz sem que Jerusalém seja a capital da Palestina porque um Estado palestino sem Jerusalém como capital não tem nenhum sentido", declarou Abbas no discurso, transmitido pela TV líbia.

O presidente da ANP afirmou que não haverá nenhuma negociação indireta se o Governo israelense não por fim à construção de novas colônias judaicas em Jerusalém.

Além disso, Abbas fez uma chamada à comunidade internacional para que salve o projeto de dois Estados, um palestino e outro israelense, solução em que, segundo ele, "Israel não acredita".

Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos países árabes que apoiem as negociações indiretas entre Israel e os palestinos, ao considerar que dessas conversas deverá sair uma solução com Jerusalém como capital de dois Estados.

"Minha mensagem a vocês é que quaisquer que sejam nossas preocupações não há outras alternativas às negociações para uma solução de dois Estados, e nosso objetivo comum deve ser resolver todas as questões relativas ao estatuto final de um acordo sobre o futuro Estado palestino dentro de 24 meses", declarou Ban ao discursar na abertura da cúpula.

No discurso, o secretário-geral da ONU voltou a condenar os projetos israelenses de colonização na Jerusalém Oriental.

A reunião na Síria se autodenomina a cúpula de apoio à resistência da Jerusalém ocupada. A ocupação israelense da Cidade Santa centra os assuntos do dia, que incluem também propostas relativas a buscar soluções às divergências internas da comunidade árabe e sobre a reforma da Liga. EFE sk/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG