Abbas diz que diálogo de reconciliação será retomado neste mês

Cairo, 9 abr (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou hoje que a próxima rodada do diálogo para a reconciliação palestina será realizado no próximo dia 26, segundo a agência oficial de notícias egípcia Mena.

EFE |

Abbas deu estas declarações antes de deixar a cidade do Cairo após se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

O dirigente da ANP não especificou onde será retomado o diálogo palestino, que transcorre com mediação egípcia.

Abbas explicou também que a próxima rodada de conversas se dedicará a tratar assuntos como a formação de um Governo de união nacional, a realização de eleições, a reforma da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) e a segurança nos territórios palestinos.

O diálogo palestino de reconciliação começou em 10 de março deste ano no Cairo, mas foi suspenso nove dias depois pela falta de consenso entre as facções.

As diferenças ficaram evidentes quando o grupo islâmico Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza em junho de 2007 e expulsou as forças leais a Abbas, líder do movimento Fatah.

Sobre as recentes declarações do novo ministro de Assuntos Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, o qual deu como encerrado o processo de paz iniciado na cidade de Annapolis (EUA) em novembro de 2007, Abbas disse que estão "fora da legitimidade internacional".

EFE hh/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG