insuficiente - Mundo - iG" /

Abbas diz que cessar-fogo de Israel é insuficiente

Cairo, 18 jan (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou hoje no Cairo que o cessar-fogo declarado unilateralmente por Israel é insuficiente.

EFE |

Em declarações feitas após uma reunião com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e reproduzidas pela agência "Mena", Abbas exigiu "a retirada total da Faixa de Gaza, a suspensão do bloqueio (imposto em junho de 2007) e a abertura das passagens fronteiriças à ajuda para o povo palestino".

Apesar das críticas, Abbas classificou a trégua anunciada pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, como um "feito importante e necessário".

Apesar do cessar-fogo, as forças terrestres israelenses que entraram na Faixa de Gaza há duas semanas continuam na região, da qual só vão se retirar quando Israel comprovar que os milicianos do Hamas detiveram o lançamento de foguetes, disse Olmert.

Abbas também disse que a recente conversa com Mubarak focou o alcance de uma trégua durável.

A reunião de Mubarak com o presidente da ANP terminou a poucas horas da cúpula convocada para hoje pelo presidente egípcio na cidade de Sharm el -Sheikh, na qual vários líderes árabes e ocidentais estudarão a situação em Gaza. EFE jfu/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG