Abbas dita condições para retomar negociação com Israel

Palestinos só retomarão negociações diretas se cessarem as construções de colônias judias na Cisjordânia

EFE |

Os palestinos devem dar início às negociações diretas de paz com os israelenses assim que forem paralisadas as construções nas colônias judias na Cisjordânia, informou hoje o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ao mediador americano, George Mitchell.

Abbas e Mitchell se reuniram nesta tarde na cidade cisjordaniana de Ramala. O presidente da ANP disse ao mediador que ele "não é contra as conversas diretas e que foi o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que bloqueou as conversas e tem a chave para que se inicie um diálogo direto". O conteúdo da conversa foi informado à imprensa pelo chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

Netanyahu, acrescentou Erekat, deve anunciar em breve a paralisação total da construção de colônias judias em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia e aceitar que as negociações sejam retomadas desde o ponto em que ficaram no último processo negociador (Annapolis). As conversas comandadas à época foram finalizadas abruptamente em dezembro de 2008, com o ataque militar israelense contra Gaza, na qual morreram mais de 1,4 mil palestinos, em sua maioria civis.

O mediador americano realizou este fim de semana a sexta rodada das chamadas "conversas de proximidade", com o intuito de convencer as partes a iniciarem uma negociação direta antes do fim do prazo, em setembro. No final deste mês a ANP deverá informar o resultado da negociação atual à Liga Árabe, que em maio autorizou Abbas a negociar com a medicação americana durante um prazo de quatro meses

Abbas ressaltou que Israel deverá aceitar a presença de forças internacionais no futuro Estado palestino e compensar com territórios do mesmo valor pelos assentamentos judaicos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental que ficariam sob soberania israelense.

    Leia tudo sobre: Abbaspalestina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG