Abbas convocará eleições para 2010 antes de outubro, diz agência de notícias

Jerusalém, 15 set (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, emitirá um decreto antes de 25 de outubro com o qual convocará eleições legislativas e presidenciais em Gaza e Cisjordânia para janeiro de 2010, informa hoje a agência palestina Maan.

EFE |

A agência, que cita "fontes oficiais palestinas" anônimas, afirma que o presidente tentará conseguir um acordo de reconciliação entre o movimento que lidera, o Fatah, e o Hamas, antes do pleito.

No entanto, se não conseguir, as eleições se manterão para essa data - 25 de janeiro de 2010 -, informação já adiantada por Abbas, mas para a qual não houve ainda convocação oficial, disseram as fontes.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, rejeita a convocação de eleições sem que a ANP liberte as centenas de presos do movimento islâmico que mantém detidos e assine um acordo de reconciliação.

A informação da "Ma'an" contrasta com as palavras de Abdullah Abdullah, membro do Conselho Revolucionário palestino, à rádio pública palestina, onde disse que o Fatah aceitou uma proposta dos mediadores egípcios para que as eleições ocorressem em meados de 2010. EFE ap-sar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG