Abbas anunciará formação de novo Governo nas próximas 48 horas

Ramala, 11 mai (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, antecipou hoje que anunciará um novo Governo nas próximas 48 horas.

EFE |

O Executivo terá sede na Cisjordânia e não incluirá membros do movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, precisou Abbas, em um encontro público em Ramala com dirigentes e membros do movimento que lidera, o Fatah.

O atual primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, continuará à frente do Governo, que foi formado em junho de 2007, após homens do Hamas expulsarem de Gaza as forças de segurança leais a Abbas.

Abbas ressaltou, no entanto, que a reforma governamental não implica no fim do diálogo de reconciliação que seu grupo e o Hamas mantêm no Egito há meses.

O movimento islâmico considera ilegal o Governo de Fayyad, porque não foi submetido a votação no Parlamento, onde o Hamas tem a maioria por causa de seu vitória nas eleições legislativas há três anos.

O Hamas vê o anúncio de um novo Executivo como um golpe para o diálogo de reconciliação no Cairo, onde os dois grupos decidiram formar um Governo de união nacional, mas seguem negociando seus integrantes e o programa político.

Abbas insiste em que o Executivo reformado dará lugar ao de união nacional assim que a formação estiver plenamente definida entre as diversas facções palestinas. EFE fn-sar-ap/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG