Abbas analisa com rei saudita iniciativa do Iêmen

Riad, 1 abr (EFE) - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, analisou hoje com o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, a iniciativa iemenita para a reconciliação entre os grupos Fatah e Hamas, assim como o andamento dos contatos com Israel.

EFE |

Segundo fontes diplomáticas em Riad, Abbas informou ao monarca saudita da reunião que manteve segunda-feira em Amã com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, após a qual esta pediu que Israel interrompa a construção de casas nos assentamentos na Cisjordânia.

A visita do presidente da ANP a Riad se produz após a cúpula árabe do fim de semana passado em Damasco, na qual a Liga Árabe expressou seu apoio aos esforços de mediação do Iêmen entre Fatah, de Abbas, e o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

A Arábia Saudita é considerado o principal apoio financeiro árabe dos palestinos e faz parte do chamado "Quarteto Árabe", integrado também por Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, que cooperam com os Estados Unidos para acelerar o andamento das negociações entre palestinos e Israel.

A reunião de Abbas com o rei saudita coincide com a viagem que o subsecretário de Estado dos EUA para o Oriente Médio, David Welch, realiza por alguns países árabes do Golfo Pérsico em busca de apoio das nações árabes da região à política de Washington no processo de paz para o Oriente Médio.

Welch visitou hoje o emirado do Catar antes de ir ao Kuwait. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG