Abbas afirma que renuncia se acordo com Israel não acontecer este ano

O presidente palestino, Mahmud Abbas, pretende renunciar se um acordo de paz com Israel não acontecer esse ano, indicou neste domingo o deputado israelense Yossi Beilin após se reunir com o líder da Autoridade Palestina em Sharm el-Sheikh (Egito).

AFP |

"Abu Mazen (Abbas) não está completamente pessimista sobre a possibilidade de um acordo, mas me disse que ainda resta uma grande distância entre as duas partes e que tem a intenção de renunciar se o acordo não ocorrer nos próximos seis meses", declarou Beilin à radio militar israelense.

Abbas se encontrou no sábado com o presidente americano George W. Bush paralelamente a uma conferência internacional no Egito.

Beilin, ex-ministro e deputado do partido laico de esquerda Meretz, é o arquiteto, junto com o ex-ministro palestino Yasser Abed Rabbo, de uma iniciativa de paz independente iniciada em 2003, sob os auspícios do governo suíço.

Solução para Gaza

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou no domingo que está uma decisão de Israel sobre a faixa de Gaza está "muito próxima". "Estamos convencidos de que, sob nenhuma circunstância, podemos permitir que a situação no sul (de Israel) continue como nos últimos meses", declarou Olmert, no início do conselho de ministros semanal.

A Faixa de Gaza é controla atualmente pelo movimento islamita Hamas e as regiões israelenses que fazem fronteira com essa área são freqüentemente vítimas de foguetes e morteiros, que seriam respostas a ataques hebreus.

"A hora em que decidiremos como as coisas serão feitas (em Gaza) está muito próximas", acrescentou, sem dar maiores detalhes.

O Hamas, por sua vez, anunciou o envio na segunda-feira de uma delegação ao Egito para uma nova rodada de negociações com os mediadores desse país, com o objetivo de uma trégua entre Israel e o movimento islamita palestino.



Leia mais sobre: Israel - Gaza - Palestina

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG