A sonda americana LRO colocada em órbita lunar

A sonda de reconhecimento americana LRO foi colocada de forma bem sucedida em órbita lunar nesta terça-feira depois de quatro dias e meio de viagem desde seu lançamento na quinta-feira passada, informou a Nasa.

AFP |

O posicionamento em órbita ocorreu às 10H27 GMT, afirma um comunicado da agência espacial americana.

Durante sua viagem até a Lua, os engenheiro realizaram uma correção de trajetória para colocar a sonda "Lunar Reconnaissance Orbiter" (LRO) na direção certa para alcançar seu destino.

"A inserção em órbita lunar é uma etapa crucial desta missão", explicou Cathy Peddie, diretora adjutna do programa no centro Goddard da Nasa, em Maryland (este).

"Uma vez em órbita da Lua, podemos começar a acumular os dados necessários para compreender de maneira detalhada a topografia lunar, suas características e seus recursos", acrescentou.

Nos próximos dias, os motores da LRO serão acionados em quatro oportunidades para colocar a sonda em órbita de transição, durante uns 60 dias durante os quais os sete instrumentos a bordo serão calibrados.

Depois serão acionados os motores para colocar a LRO em sua órbita polar final, a 50 km de altitude para uma missão de 12 meses.

Os dados recolhidos permitirão aos cientistas realizar mapas de grande resolução e em três dimensões da superfície lunar a partir dos quais serão selecionados possíveis locais de alunissagem.

js/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG