A Otan, uma organização militar de defesa coletiva

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma organização militar comum de defesa, contando, hoje, com 26 países-membros, e logo terá 28.

AFP |

A Otan foi criada por um tratado assinado no dia 4 de abril de 1949 em Washington.

A organização tem por objetivo contra-atacar a ameaça soviética e é baseada no princípio da solidariedade mútua entre seus membros.

A seus 12 fundadores (Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Grã-Bretanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruéga, Holanda, Portugal), se somaram, com os anos, sete países: Grécia, Turquia, Alemanha, Espanha, Polônia, Hungria e República Tcheca.

Em março de 2004, uma segunda leva de 7 países (Lituânia, Estônia, Letônia, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária e Romênia) se juntaram.

Dois outros países, Albânia e Croácie, deverão aderir em 2009, talvez mesmo durante a próxima cúpula quando será comemorado o 60º aniversário da Organização e que está prevista para os dias 3/4 de abril em Estrasburgo (França) e Kehl (Alemanha), se o processo de ratificação no conjunto dos Estados-membros terminar a tempo.

O artigo 5 do tratado da Otan constitui a espinha dorsal da organização. Estipula que qualquer ataque contra um dos países membros será considerado um ataque contra todos.

Pela primeira vez desde a criação da Otan, os aliados invocaram este artigo em 2001 para marcar seu apoio aos Estados Unidos no dia seguinte dos atentados terroristas de 11 de setembro.

A sede da Otan foi primeiro em Londres, depois em Paris, e enfim em Bruxelas desde 1966. Seu comando militar (SHAPE) está situado em Mons (Bélgica).

Seu secretário-geral é o holandês Jaap de Hoop Scheffer desde 1º de janeiro de 2004. Seu mandato vai até 31 de julho.

O órgão principal de decisão da Otan é o Conselho do Atlântico Norte, no setor político.

A França, que é um membro fundador da Otan, retirou-se da estrutura militar de comando em 1966, em seguida a uma decisão do general Charles de Gaulle.

O presidente Nicolas Sarkozy oficializou nesta quarta-feira a volta da França ao comando integrado da Otan, que havia anunciado em 2008.

mnb/bc/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG