A ONU celebrará Dia Mundial Humanitário para honrar trabalhadores mortos

Genebra, 11 ago (EFE).- A ONU vai celebrar pela primeira vez o Dia Mundial Humanitário no próximo 19 de agosto, no aniversário de seis anos da morte do diplomata Sérgio Vieira de Mello, para honrar os trabalhadores humanitários falecidos em terreno, um total de 700 na última década.

EFE |

"Não há ajuda humanitária sem trabalhadores humanitários", é o princípio que as Nações Unidas querem fazer chegar à opinião pública mundial através dessa iniciativa aprovada pela Assembleia Geral em dezembro do ano passado.

O dia foi escolhido porque há seis anos, dia 19 de agosto de 2003, morria em Bagdá Sérgio Vieira de Mello, alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, além de outras 22 pessoas, em um atentado à bomba contra o escritório das Nações Unidas no Iraque.

"Os trabalhadores humanitários são objeto de ataques cada vez mais frequentes", assinalou a porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), Elizabeth Byrs.

Segundo dados da ONU, em 2008, 260 trabalhadores humanitários foram vítimas de incidentes de segurança, que vão de sequestros a ferimentos ou morte, entre eles membros de ONGs, das Nações Unidas ou da Cruz Vermelha.

Nos últimos três anos, a média de ataques triplicou em relação aos nove anos anteriores.

Foram 122 trabalhadores humanitários mortos em 2008, um aumento brutal em relação aos 36 que faleceram dez anos antes.

A taxa de mortalidade do pessoal humanitário internacional (não o contratado localmente) foi superior à das tropas de manutenção da paz, destacou a OCHA.

Também no ano passado, 62 membros do pessoal humanitário foram vítimas de sequestros, diante dos 18 em 1998.

Entre os países mais perigosos para o pessoal humanitário em 2009, Byrs destacou o Paquistão, a região sudanesa de Darfur e Somália.

Na Somália, oito trabalhadores humanitários morreram neste ano e 19 estão sequestrados desde 2008. EFE vh/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG