A epidemia de obesidade continuou aumentando nos Estados Unidos em 2008 tanto nos adultos, como nas crianças, segundo o mais recente relatório anual de duas grandes fundações privadas de saúde, divulgado nesta terça-feira.

A taxa de obesidade supera os 25% dos adultos em 31 dos 50 estados americanos e 20% em 49 estados e Washington D.C.

Dois terços dos americanos adultos são obesos ou estão acima do peso, segundo este estudo publicado uma vez por ano pela Trust for America's Health e a Fundação Robert Wood Johnson.

Em 1991, nenhum estado tinha uma taxa de obesidade superior aos 20% e, em 1980, apenas 15% dos adultos americanos eram obesos.

Em 2008, 16 estados registraram um aumento da taxa de obesidade pelo segundo ano consecutivo e, para 11 estados, foi o terceiro ano seguido.

Mississippi, um estado pobre do sul, registrou em 2008 a taxa mais elevada de obesidade e de excesso de peso nas crianças de 10 a 17 anos, com 44,4% da população total nesta faixa de idade.

Minnesota (norte) e Utah (oeste) tiveram as taxas mais baixas, com 23,1%. Oito do sdez estados com a taxa mais alta de crianças obesas ou acima do peso estão no sul do país.

Para o conjunto dos Estados Unidos, a taxa de obesidade infantil e nos adolescentes triplicou desde 1980.

js/cn

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.